Dentistas Bauru

Dentistas Bauru explica que a Odontologia nada mais é do que a área da saúde humana que estuda todo o nosso sistema estomatognático, que é compreendido pelo rosto (face), pescoço e a cavidade bucal, abrangendo, nesse sentido, também os ossos, a musculatura da nossa mastigação, bem como articulações, tecidos e dentes. Ou seja, tudo o que está relacionado a nossa saúde bucal e órgãos que a compõe.

Dentistas Bauru

A denominação dos profissionais que escolhem essa profissão é cirurgião-dentista, sendo que para conseguirem exercer tal função, precisam estar licenciados em um Conselho de Medicina Dentária e, por tal, também são conhecidos como Médicos Dentistas. Mas engana-se quem pensa que médico dentista apenas cuida do nosso sorriso. Durante sua formação, estudam as mais diversas áreas, como anatomia, histologia, patologia, microbiologia, fisiologia, bioquímica e imunologia. Já as matérias profissionalizantes são as mais diversas: radiologia, materiais dentários, periodontia, dentística, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, ortodontia, próteses e odontopediatria. Em média, a formação dura cinco anos (podendo ser seis anos em algumas instituições de ensino) e é obrigatório a apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) inclusive para dentistas bauru.

Dentistas Bauru no Mercado Brasileiro

No Brasil, há alguns programas de incentivo governamental que introduzem um Dentista nas escolas de ensino fundamental. Um estúdio relacionado ao campo percebeu que a saúde bucal é um dos fatores prejudiciais para o aprendizado infantil, quando esse não está em ordem. Nas comunidades carentes, o acesso se torna mais escasso. Por esse motivo, políticas públicas de saúde levam dentistas para aplicação de flúor e ensinamento de como se deve escovar os dentes, bem como a distribuição de escovas e pastas dentárias, auxiliando nesse trabalho.

Há ainda os casos de intervenção para extração ou limpeza, que é feita sem custo na rede pública, nos postos de saúde (para aqueles que passaram do ensino fundamental). Já as crianças que precisam de atenção têm dentista marcado na própria instituição, sendo encaminhada para o posto de atendimento mais próximo da sua residência, onde começará a desenvolver o tratamento mais adequado.

Agora que você já sabe a importância da Odontologia, entenda um pouco mais sobre algumas áreas que ela possui:

 Endodontia

endodontia

Como dissemos, a Endodontia é uma área dentro da Odontologia, sendo que a sua maior responsabilidade se dá pelo estudo da polpa dentária, bem como todos os sistemas de canais radiculares juntamente com os tecidos pariapicais e todas as doenças que poderiam lhes afligir. Alguns casos que são indicados para o tratamento endonto são: alteração na estrutura dental por cáries, algum tipo de trauma dentário, fraturas dentárias, lesões endo-periodontais e traumas ortodônticos.

Hoje em dia, a Endodontia é considerada um dos principais ramos da Odontologia, principalmente devido ao acesso e desenvolvimento técnico-científico, sendo que a mesma atinge níveis elevados de resultados satisfatórios, pois está submetida aos mais diversos conceitos da filosofia. O endodonto acaba sendo representado pela dentina, pela polpa, pela cavidade pulpar.

Um tratamento endodôntico é realizado através de várias manobras técnicas, que têm por objetivo devolver a estrutura do dente originária, fazendo com que seus tecidos sejam normalizados. É muito comum que as pessoas já associem ao tratamento de canal, porque é um dos mais populares. Contudo, não só ele faz parte de toda essa gama. Dentre as mais realizadas, podemos dar destaque para o tratamento expectante, o tratamento cirúrgico, a curetagem pulpar, a pulpectomia e pulpotomia.

Ortodontia

Ortodontia bauru

Recebe o nome de Ortodontia o ramo da Odontologia que está relacionado com o estudo, prevenção e também o tratamento dos problemas de crescimento ou desenvolvimento da face e dos arcos dentários, ou seja, é o ramo que estuda as disfunções dos dentes, face e oclusões. A formação em ortodontia se dá através da faculdade de Odontologia + Especialização, podendo atuar nesse campo vasto para aprender sobre o desenvolvimento completo e perfeito da face, da anatomia facial (incluindo a etiologia, biogênese da oclusão, os tratamentos preventivos e corretivos).

Por sua vez, esse ramo possui uma subdivisão, podendo ser ortodontia fica (que é aquela ortodontia tradicional, utilizando-se de braquetes e bandas que são coladas nos dentes para sua correção) e ortodontia móvel (que são os aparelhos removíveis, como o Invisalign). Quando for diagnosticada em um adulto, que já tem as bases ósseas estabilizadas, indica-se a cirurgia ortognática. Já no público infantil, devido a sua mobilidade, utilizam-se os aparelhos tradicionais indicados, variando de acordo com as necessidades.

 Implantodontia

Implantodontia

A Implantodontia nada mais é do que um ramo da Odontologia que se designa a anexar a sua mandíbula um determinado implante que precisa ser feito, com materiais aloplásticos que dão suporte à prótese, sendo que essa poderá ser unitária, parcial, removível ou até mesmo prótese total.

Os implantes são sempre retidos de forma fixa aos ossos. Pinos de titânio que dão segurança à pessoa que o recebe, dando todo o suporte necessário para o trabalho do seu cirurgião dentista. Hoje em dia, há técnicas e materiais de última geração que possibilitam a instalação de próteses e implantes em prazo recorde de 48 horas, em alguns casos, até no mesmo dia. Esse tipo recebe o nome de Carga Imediata.

É importante fixar na cabeça do paciente que, mesmo após ele estar com o implante, é necessário que ele realize uma manutenção periódica, seguindo as recomendações que serão dadas pelo seu médico-cirurgião dentista. O acompanhamento é importante e imprescindível para que ele acompanhe a evolução do implante, bem como a qualidade dele, garantindo assim a saúde dos tecidos de sustentação do mesmo (que são a gengiva e os ossos). Dessa forma, seu implante durará mais, garantindo a mesma resistência.

Dentística

Dentística bauru

Recebe o nome de Dentística o ramo da odontologia que se dedica a cuidar da parte cosmética dos dentes e da restauração dental. Muitas pessoas a conhecem pelo nome Odontologia Estética. Dentre os serviços oferecidos pelos profissionais especialistas, estão o clareamento dental, o uso de resinas diretas, as facetas de porcelana, as restaurações estéticas e o peeling gengival, tudo para que você tenha um sorriso bonito e se sinta confortável ao dar uma boa gargalhada.

O principal foco dado nessa área é a estética do sorriso, ainda que a parte de restauração seja importante para que a saúde bucal esteja em ordem, tendo em vista que a presença de cáries poderá causar problemas de vários níveis, em alguns casos, até a perca do dente. Para se ter uma ideia, o sorriso dos famosos da televisão, onde os dentes são certinhos e branquinhos, por exemplo, vem da Dentística. Alguns desses são resultados de clareamentos a laser e outros de facetas de porcelana. Lembrando que as facetas não podem ser colocadas na parte de baixo, apenas na arcada superior. Embaixo, os profissionais acabam chegando no mesmo tom através de branqueamento artificial.

Próteses

Próteses dentarias bauru

A prótese dentária, também conhecida como prótese dental, é uma ramificação responsável pela reposição de tecidos bucais, bem como dentes perdidos, com a finalidade de restaurar e manter a forma, a função e a aparência de toda a sua saúde bucal. Alguns termos conhecidos, como prostodonta e prótese dentária, fazem parte desse ramo odontológico.

O principal objetivo desejado com ela é a reabilitação oral em todas as suas vertentes: mastigação, estética e fonética. Você pode restaurar de forma indireta (através de laboratório) os dentes ou através de concepção de próteses fixas (que, nesse caso, ilustrando, seriam as coroas de metal, as coroas de porcelana, as pontes e os materiais polimétricos) ou removíveis (que é a popular dentadura).

É muito importante estar atento para as nomenclaturas! Não podemos confundir o protesista (que é o cirurgião dentista especialista em realizar o procedimento de prótese) com o protético (que é o técnico em prótese dentária), sendo que esse segundo presta serviço de assistência para o primeiro, nunca atende o paciente diretamente.

Próteses fixas: como o próprio nome já diz, essas próteses são fixas na nossa boca. Exemplos são as pontes e as coroas. Existem coroas com capa metálica e com capa de porcelana, que é muito mais atraente e mais estética, mas também se torna mais cara.

Próteses móveis: essas poderão ser confeccionadas em diversos formatos. A grande vantagem dessas é a retirada para higienização completa. A forma como ela fica presa na sua boca pode ser por grampo, encaixe ou até mesmo de forma telescópica.

Prótese Maxilofacial: apesar da importância notória que possuem os implantes dentários, alguns autores acabam por não considerarem a implantodontia como uma divisão dentro da principal. Segundo seu entendimento, os implantes passam a ser considerados como verdadeiros auxiliares da terapia fixa, maxilofacial ou removível, dependendo da necessidade e do caso de cada um. O mercado de dentistas bauru é extremamente competente

 Odontopediatria

Odontopediatria bauru

Também é uma especialidade dentro da Odontologia. Ela é a prevenção, o diagnóstico, o controle e o tratamento de problemas da nossa saúde bucal, só que na infância. Esse profissional trabalha todas as facetas da saúde bucal infantil, atuando inclusive no modo preventivo, trabalhando a educação e higienização bucal. As áreas mais comuns para seu desempenho são:

• Educação da saúde bucal, promovendo a importância preventiva de tratamentos ortodônticos,
• Diagnósticos de problemas buco-dentários,
• Tratamento de lesões de tecido mole,
• Tratamento de imperfeições no crescimento dos dentes,
• Representante do condicionamento da atenção odontológica ainda na infância.

Espero que tenha ajudado muito com esse conteúdo sobre dentistas em bauru.

Veja um vídeo relacionado na área de dentistas bauru:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *